Pesquise assuntos nesse blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ponte binacional ligada

A tão esperada ligação da ponte entre Brasil (Amapá) x Guiana Francesa finalmente foi concluida(10/05/11). A colocação da última placa foi acompanhada por diversas autoridades de ambos os países. Muitos profissionais (catraeiros, taxistas, etc ) estão preoculpados com a possibilidade de perderem suas atividades. O prefeito municipal Aguinaldo Rocha tem cobrado constantemente do SEBRAE cursos profissionalizantes e até mesmo a qualificação e capacitação para que esses profissionais não tenham suas atividades prejudicadas com a ligação da ponte.


Claro que existe uma desconfiança de ambos os lados de como será a entrada e saída de cada país, vale a pena citar aqui o que diz Tostes:


“Haverá um tempo de descoberta para ambos os lados, reconhecer similaridades e diferenças, parece ser algo importante neste processo de duas realidades extremamente periféricas para o Brasil e França. Para que a ponte não seja somente a ligação física, é preciso muito mais do aparelho institucional de controle de fronteira. A fronteira não sobrevive somente com policiamento e controle militar, mas também com a presença das instituições de apoio ao turista que ingressa nos dois lados.”

“É importante neste processo de preparação que a Ponte Binacional seja o elo de afirmação cultural, política e econômica entre o Amapá e a Guiana Francesa, rompendo o estigma e a síndrome da desconfiança que tem prevalecido nos últimos anos.” José Alberto Tostes

Alguns governantes também estão preoculpados com a conclusão da ponte, veja o que diz o Deputado Federal Bala Rocha (PDT/AP):
 
“Há ainda alguns problemas a serem resolvidos, como o asfalto, ligando a cidade à cabeça da ponte, há ainda a necessidade de construir o posto de fronteira com alfândega, Polícia Federal, com órgãos do Ministério da Agricultura, vigilância sanitária, para que a ponte possa funcionar de verdade”. No campo diplomático também existem obstáculos a serem superados. O lado francês exige a identificação dos brasileiros, enquanto o Brasil admite a entrada dos franceses sem documentos." 
 
Tem um vídeo interessante que faz uma apresentação em 3D de como será a ponte, acesso pelo link abaixo:
 



Nenhum comentário:

 
Site Meter