Pesquise assuntos nesse blog

terça-feira, 13 de outubro de 2009


Estimados,

Algumas pessoas afirmam que a disseminação da informação ofusca o papel do educador.

Segundo material preparado pela Universidade Católica, na página 50 é citado alguns critérios que auxiliam os discentes a terem um facilidade na aprendizagem, veja abaixo:

Respeitando a natureza dinâmica dos conteúdos de ensino alguns critérios são imprescindíveis:

significação - a realidade do aluno;

validade – atualização;

flexibilidade - modificação e adaptação;

utilidades - uso posterior em novas situações;

possibilidade de elaboração pessoal - recepção, assimilação e transformação da informação pelo aluno.

Quando falamos em Educação, nos remete primeiramente ao conhecimento... " é necessário que conheçamos as letras, que aprendamos a decodilicá-las..." Porém, na cibersociedade só isso não basta. Ter acesso aos conhecimentos teóricos, saber como fazer e executar qualquer atividade requer que saibamos também manusear as tecnologias.

E esses desafios acima cobra de nós pedagogos contemporâneos uma nova postura diante das metodologias de ensino. Não é admissível que hoje, perante destas avalanches tecnológicas um professor, seja qual for sua especificidade, ignore a importância da exploração das tecnologias em sala de aula e/ou em atividades extraclasses.

Até porque se um dos objetivos da Educação é a cidadania, e como sabemos a sociedade é exigente tanto ao conhecimento intelecto quanto ao comportamento, hoje está entrelaçado a estas exigências o acesso e o domínio das tecnologias, assim como dentro do termo cidadania encontra-se também a cibercidadania.

Logo, acredito que para esta concretização da cidadania, se faz necessário um novo olhar para as escolas públicas do nosso país. É gritante e urgente a implementação de políticas públicas nas instituições educacionais, que são as responsáveis por estes futuros ciberalunos.

Antonio Carlos de Medeiros - Dedé

Nenhum comentário:

 
Site Meter