Estimados,
Algumas pessoas afirmam que a disseminação da informação ofusca o papel do educador.
Segundo material preparado pela Universidade Católica, na página 50 é citado alguns critérios que auxiliam os discentes a terem um facilidade na aprendizagem, veja abaixo:
Respeitando a natureza dinâmica dos conteúdos de ensino alguns critérios são imprescindíveis:
• significação - a realidade do aluno;
• validade – atualização;
• flexibilidade - modificação e adaptação;
• utilidades - uso posterior em novas situações;
• possibilidade de elaboração pessoal - recepção, assimilação e transformação da informação pelo aluno.
E esses desafios acima cobra de nós pedagogos contemporâneos uma nova postura diante das metodologias de ensino. Não é admissível que hoje, perante destas avalanches tecnológicas um professor, seja qual for sua especificidade, ignore a importância da exploração das tecnologias em sala de aula e/ou em atividades extraclasses.
Até porque se um dos objetivos da Educação é a cidadania, e como sabemos a sociedade é exigente tanto ao conhecimento intelecto quanto ao comportamento, hoje está entrelaçado a estas exigências o acesso e o domínio das tecnologias, assim como dentro do termo cidadania encontra-se também a cibercidadania.
Logo, acredito que para esta concretização da cidadania, se faz necessário um novo olhar para as escolas públicas do nosso país. É gritante e urgente a implementação de políticas públicas nas instituições educacionais, que são as responsáveis por estes futuros ciberalunos.
Antonio Carlos de Medeiros - Dedé
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