Pesquise assuntos nesse blog

sábado, 12 de dezembro de 2009

11/12 Nasce um papa e morre outro

Nasce o papa Leão X, nome original de João de Lourenço de Médici (em italiano: Giovanni di Lorenzo de' Medici; Nasceu em florença aos 11 de Dezembro de 1475 e faleceu em Roma, no dia 1º de Dezembro de 1521) foi papa da Igreja Católica entre 9 de Março de 1513 até sua morte, atacado de malária. Foi sepultado na igreja de Santa Maria sopra Minerva, em Roma. Leão X foi o papa de nº 218.

O estilo esbanjador do seu reinado e a construção da Basílica de São Pedro deixaram o Vaticano na bancarrota e para culminar, Leão resolveu vender indulgências através do monge Johann Tetzel. Por isso mesmo Martinho Lutero afixou as suas 95 teses na porta da igreja de Wittenberge iniciou o movimento Protestante. A bula "Exsurge Domine" de 15 de Junho de 1520, condenava os textos de Lutero e o ameaçava comexcomunhão. No dia  3 de Janeiro de 1521, Leão X excomungou Lutero.


Curiosidade a parte, no mesmo 11 de dezembro morria um papa, o Papa de nº 37 conhecido como Dâmaso I.

Dâmaso foi um dos mais notáveis Papas do século IV, defendendo a Igreja de Roma contra eventuais cismas, enviando legados ao Concílio de Constantinopla, e também foi um escritor de grande mérito, autor de valiosos epigramas e de importantes cartas sinodais. Também foi o Papa que encomendou a Jerónimo de Strídon uma revisão da versão latina da Bíblia, a qual ficou conhecida como Vulgata Latina, até hoje uma das mais importantes traduções bíblicas.

Foi o primeiro Papa a usar com desenvoltura o anel do Pescador, com o símbolo de São Pedro, que ao contrário de hoje, era passado de pontífice para pontífice, assim que confirmada a sua morte, como símbolo de sua autoridade pastoral. Na atualidade, o anel com a égide de Pedro, o primeiro Papa, é destruído.

Nenhum comentário:

 
Site Meter