Pesquise assuntos nesse blog

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Carta Pedagógica

 
CARTA PEDAGÓGICA

                        O intuito de fazer essa carta pedagógica é primeiramente para obtenção de nota no curso do PROFORM da Universidade Católica de Brasília, e a segunda opção tentar fazer um relato de como é a escola, quantos alunos, enfim, fazer com quem esteja lendo essa carta possa “enxergar” a escola que escolhi para realizar meu estágio supervisionado.
                        A escola fica numa área nobre do Jardim Oriente, no município de Valparaíso de Goiás-GO. A localização precisa do estabelecimento é na Rua 25 Quadra 44, do bairro citado acima, e recebe o nome de Colégio Educacional Brasil Ltda.
                        São ministrados os cursos de ensino fundamental I e II, em dois turnos, um matutino e outro vespertino. No período noturno, a instituição aluga a quadra que é coberta para a população praticar futebol de salão. Segundo a professora e diretora do colégio, a Sra. Vera, a escola reabriu esse ano, e por isso tem nesse ano de 2009 apenas 12 turmas, com pouco mais de cento e cinquenta alunos matriculados. Isso explica porque eu vi algumas salas não ocupadas, e a escola tem no total 15 salas exclusivamente adequadas para uso de aulas. As salas são bem arejadas e bem iluminadas, o que comporta tranquilamente uma média de 25 alunos por sala de aula.
                        Na instituição tem uma biblioteca com aproximadamente 7.000 exemplares, e uma capacidade para aproximadamente 100 alunos. A biblioteca é aberta diariamente e conta com o apoio de uma auxiliar de bibliotecária, pois como a escola ainda está com fase de reestruturação, ainda não tem condição de pagar uma bibliotecária. Achei também interessante registrar nessa carta, que a biblioteca tem aproximadamente 2.000 livros de matemática em bom estado.
                        Uma secretária da escola me levou para conhecer também um laboratório que existe e é utilizado pelos alunos. Inclusive, esse ano já teve a semana da ciência, e no último dia que é no sábado é aberto ao público para que os alunos possam mostrar suas “experiências” aos pais e a comunidade. A escola conta com apoio de um datashow, uma televisão e um retroprojetor para que os professores possam enriquecer as aulas.
                        A manutenção predial está em ótimo estado, pois segundo a Sra. Vera, é feito manutenção a cada 6 meses. O maior problema é do lado de fora da escola, chega a dar pena, pois a pintura da para perceber que é recente, mais os pichadores não perdoam nem a instituição onde mais se ensina boas práticas. Tanto as salas de aulas, como os corredores e o pátio da escolha apresentam um excelente aspecto de limpeza, haja vista que as profissionais de serviços gerais realizam a limpeza duas vezes ao dia.
                        Quanto a organização do projeto pedagógico estruturado, todos os setores/departamentos da escola além de conhecerem, também participam na sua formalização. Nota-se que a escola é bem estruturada e todos conhecem seus deveres e obrigações; a equipe de apoio ao professor e ao aluno parece ser muito eficiente. Conheci a orientadora educacional que foi muito prestativa e atenciosa, ela informou que a escolha precisa urgente para os próximos anos é de uma psicóloga escolar.
                        Os pais participam ativamente das atividades escolares. A escola realiza no mínimo 4 encontros/reuniões com os pais ou responsáveis.
                        Quando perguntei para a diretora como era realizado a coordenação e o planejamento das aulas pelos professores, ela prontamente respondeu que a escola implantou a “semana pedagógica”, onde professores e demais funcionários da escola se organizam no início e término de cada bimestre para que sejam tomadas decições e que sejam feitas avaliações.
                        Será muito interessante realizar o estágio nessa escola.
                       
                        Fiz esse modelo de Carta Pedagógica, a pedido de alguns alunos e colegas.
                        Esse material pode ser copiado parcialmente ou na íntegra.

                        Espero que tenha gostado.

                        Abraços!

Antonio Carlos de Medeiros - Dedé

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, seu relato me ajudou a formular minha carta pedagógica. Obrigada.

Educação sem Fronteiras disse...

Parabéns, ótima a sua iniciativa, continue sempre assim compartilhando o conhecimento, pois isso é de ajuda para você e para os necessitam.

Educação sem Fronteiras disse...

Parabéns!!!!!!!!!

 
Site Meter